O Clássico "fica para o ano..." (FC Porto vs Sporting CP)

Edição de André Lucas (Twitter @iAndreLucas)

Uma primeira parte para esquecer:

Uma primeira parte completamente dominada pelo FC do Porto que a jogar um futebol simples com metade da posse de bola do Sporting CP, fizeram apenas 2 remates enquadrados com a baliza de Rui Patrício e 2 golos. O Porto baixou bastante as linhas defensivas, o Sporting com pouca criatividade e muito pressionado no seu meio campo não conseguiu fazer um único remate enquadrado à baliza de Iker Casillas e sofreu bastante pois o Porto saiu sempre muito bem no contra golpe e a defesa nunca chegou a atinar com a velocidade de Soares (que fez a sua estreia e dois golos) nem com a passividade de Marvin que aos 35min já tinha amarelo e aos 55min podia ter visto o segundo, mas já aí vamos. Enfim, o Sporting no primeiro tempo foi completamente anulado pelo Porto que entrou muito bem na partida e o primeiro golo abalou emocionalmente a equipa do Sporting.

Uma segunda parte com a lição bem estudada:

Jorge Jesus percebeu e corrigiu muito bem os erros que o Sporting cometeu na 1ª parte:
  • A desorganização defensiva causada, principalmente, por Soares;
  • A falta de domínio do meio campo e a falta de liberdade de Adrien para levar a bola para a frente, corrigida com a entrada de Alan Ruiz que segurou muito bem a bola no meio campo adversário e sendo assim possível fazer várias tabelas e consequentemente progredir no terreno em posse de bola organizada;
  • Bryan passou para a sua posição, extremo esquerdo e esteve muito bem. (JJ explicou na flash interview que apostou em Matheus porque Campbell e Bruno César se tinhas lesionado durante a semana.);
  • Tirou Marvin aos 55min (esteve 55min a mais em campo) logo depois de fazer uma entrada que, nas condições em que Marvin estava, só um jogador com os fusíveis queimados a fazia. Estava com amarelo e podia ter visto o vermelho naquele momento, contudo um bom jogo de Esgaio... Será o nosso melhor defesa esquerdo..?
Depois de os erros estarem corrigidos o Sporting fez o seu trabalho posse de bola elevada, ataques organizados e pressão no adversário mas não chegou, a trave e Iker Casillas impediram o Sporting de trazer pontos para Alvalade...



Uma nota para o árbitro Hugo Miguel e para a sua equipa de arbitragem:

Apesar de o segundo golo do Porto ser irregular pois há uma falta sobre o João Palhinha que não é assinalada não acho se seja esse o principal erro de da equipa de arbitragem e sim o número excessivo de faltas, o jogo parava de 30 em 30 segundos e foram poucos o lances de bola parada que não foram sucedidos de uma "falta" ofensiva. Enfim, o estádio do Dragão parecia um autêntica piscina e não foi graças à chuva que caiu durante a noite.

Jorge Jesus...

Não ponho em causa as suas ideias em campo, se meteu Matheus e devia ter posto logo o Bryan a linha, etc... Ele sabe melhor que ninguém a qualidade do plantel que tem à disposição e hoje tinha em mente que aquele 11 e aquelas ideias eram as ideais para bater o Porto, a 1ª parte não foi nada bem conseguida mas corrigiu os erros na 2ª. Onde aponto o dedo a Jorge Jesus é às constantes desculpas que aponta jogo após jogo, umas com razão outras nem por isso mas o treinador do Sporting CP tem de assumir todas as responsabilidades quando as coisas não nos correm bem, é ele quem lidera a nossa equipa e portanto será sempre máximo responsável. Já fomos prejudicados? Sim. William e Adrien já estiveram dias menos bons? Já. O João Palhinha entrou nervoso e não esteve tacticamente perfeito? É verdade. Mas são essas as causas únicas dos maus resultados do Sporting? Não. Resumindo, quero a continuidade de JJ no comando da nossa equipa mas quero o meu treinador com outras atitudes. JJ não pode, por muita razão que tenha, ter atitudes constantes que sejam puníveis e que consequentemente prejudiquem a equipa e tem de dar o corpo às balas quando as coisas correm menos bem à equipa. No Sporting somos tratados de maneira diferente do que ele estava habituado (tanto que já foi mais vezes expulso em 1 ano e meio do que em 6 anos no Benfica...) e ele tem de perceber isso de uma vez por todas.
Por fim, Jorge Jesus tem toda a razão quando diz que "é preciso dar um passo a trás para dar dois à frente". Vamos ter de nos sacrificar, como hoje, mas vai compensar se o trabalho com os miúdos for bem feito!

Um grande f#&@-$# para esta época mas seguimos juntos... Como disse hoje, havia 9 jogadores formados na Academia na convocatória de hoje. Cuide bem deles, são nosso futuro.

Cabeça já na próxima época com 5 meses de pré época:

(To be continued...)

















Comentários

Mensagens populares deste blogue

A aposta visível na formação

Ver a rapaziada unida, tão bom.

A promessa de PMR, a remodelação do estádio.